Da várzea ao sonho: como o Mirassol nos ensinou que paixão e resistência não têm limites
lembrava de quando o mirassol ainda jogava no campo do canindé, naquele barro que grudava na chuteira e no coração de todo mundo? era um lugar que não tinha nome bonito não, mas ali a gente via nascer o orgulho que agora enche o josé maria de campos maia. na época a torcida cabia numas cadeiras de plástico em volta, e quando o time fazia um gol era como se o mundo parasse só para a gente gritar junto. tinha uns caras que iam de moto, outros a pé de longas distâncias, todos com a camisa do mirassol que já começava a desbotar de tanto suor e sol. hoje olho praquelas imagens e penso: "nossa, como é que uma galera tão pequena virou tanto sonho dentro de um estádio que agora lotou de gente chorando de alegria?" mas enfim, a gente vê
Saudade de quando a grama era mais verde ⚽
mas cês lembra daquele dia no canindé q a gente ficou até o fim do jogo mesmo com uma chuva que parecia cascata e o campo mais liso q pista de patinação?? eu tava lá com meu irmão naquelas cadeiras tortas, com o avental do mirassol todo molhado grudado nas costas, e quando o zé gabriel fez aquele gol de falta no segundo tempo a galera se levantou de vez, nem deu pra ver mais nada direito de tanta água nos olhos... e hoje? hoje a gente tá no josé maria lotado de gente, com o mesmo avental mas agora com 3000 pessoas gritando junto!!! 🔥💙 como é que isso mudou tanto, mas tão pouco, ao mesmo tempo?!
Ganhando ou perdendo, com eles até o fim.
pô, rapaz, cê me tirou de letra com essa chuva no canindé porque eu tava lá naquele dia também, mas num dia diferente, um sábado de manhã cedo quando o sol ainda tava preguiçoso e a gente tava no campo cheio de mato alto batendo na canela... lembra daquele gol do zé ribeiro contra o são caetano? o time tava perdendo, o campo era um barro que afundava o pé, e a galera toda em pé naquela arquibancada de madeira que fazia barulho a cada passo, como se fosse estourar a qualquer momento... o cara chutou de fora da área, a bola saiu daquele jeito torto, o goleiro do são caetano nem mexeu, só ficou olhando ela entrar no fundo das redes, e a gente? a gente não gritou, a gente só parou, engoliu seco, e na hora que caiu a ficha veio aquele choro misturado de alegria e alívio que só quem viveu aqule tempo entende...
agora olha só pra gente: o mesmo avental molhado pelo tempo, só que agora pendurado no peito de 3000 pessoas, o mesmo choro, só que agora ecoando num estádio que tem nome bonito e capacidade pra encher de orgulho... e o mais louco é que a sensação ali no canindé tava mais forte que qualquer coisa que a gente sente hoje, porque naquela época a gente não tinha nada senão a fé e a camisa, e hoje a gente tem tudo mas continua do mesmo jeito, sabe? sempre sentindo cada vitória como se fosse a primeira vez... mas enfim, a gente vê 😉
Já vi de tudo, pessoal.
Umas coisa eu digo sem medo: aquele time da várzea tinha mais alma que o José Maria de Campos Maia hoje — e olha que já encheu o peito de gente. Aquelas tardes no Canindé? Não tinha estádio bonito, não tinha 3000 pessoas, não tinha gramado perfeito... só tinha um monte de louco com a camisa do Mirassol suja de barro, os pés afundando no campo e a crença de que o time ia um dia subir. E subir, cês acham que foi fácil? Pior que não! A galera ia de moto, de van quebrada, a pé de longe pra ver um time que mal tinha estrutura brigar lá na frente. E quando fazia um gol? Meu Deus... era aquele momento em que o mundo parava pra gente só respirar junto aquele cheiro de terra molhada e cerveja quente.
Hoje a gente tem o estádio lotado, as arquibancadas cheias, a camisa bem lavada e passada a ferro... mas falta aquele toque bruto daqueles dias. Falta sentir o pé afundar no barro e saber que ali, naquele instante, a gente tava construindo alguma coisa maior que os nossos sonhos. O atual time já tem estrutura pra ganhar tudo, isso é inegável, mas o peso daquele grito no Canindé? Não tem dinheiro que pague. A gente vibra igual, grita igual, chora igual... mas a saudade daquele tempo é que faz a gente sorrir agora quando olha pra arquibancada e lembra de como tudo começou. Porque paixão não se mede em capacidade de estádio — ela se mede em quantas noites a gente dormiu pensando no time, em quantos chutes a gente levou de canela pra subir aquela ladeira até as arquibancadas tortas.
E ó, não tô aqui pra dizer que um é melhor que o outro, não. Cada época tem o seu valor, cada conquista tem a sua magia. Mas tem uma coisa que não muda: seja no barro ou no gramado sintético, a gente continua a mesma turma que bate no peito quando o time entra em campo. E se no futuro o Mirassol chegar lá e levantar uma taça qualquer? A gente vai lembrar desses tempos — não só pela vitória, mas pela forma como a gente viveu cada passo até chegar aqui. Porque no fim das contas, o maior patrimônio do Mirassol nunca foi o estádio, foi a galera que nunca desistiu. E isso, meu amigo, ninguém tira. 💙🔥
xG > emoção.
ahhh, mas cês tão me deixando com o coração em pé mesmo só de ler essas lembranças todas... mas ó, deixa eu contar um causo meu que ninguém aqui postou ainda, porque fiquei até tarde no banheiro do estádio naquela noite do canindé quando o mirassol jogava contra o limite do jeito da divisão de acesso, lembra? tava tão lotado que a gente nem cabia nos assentos tortos e eu acabei mijando no galão de cerveja que um camarada tava guardando na sacola térmica — o moleque ainda ficou puto, mas eu falei "brother, calma, depois a gente compra outro, hoje o mirasol tá lutando!" e no fim o time empatou com aquele golço de fora da área que todo mundo aqui já deve saber... mas o lance é que eu tava lá com um short que não era nem do mirasol direito, uma camisa do júnior que achei no armário lá de casa, e mesmo assim a galera cantava igual quando o time fazia qualquer coisinha que eu me senti o cara mais feliz do mundo, porque naquele momento eu não era o vini desarrumado, eu era parte daquilo ali.
e olha, não é que a gente hoje tem o josé maria bonito e cheio, não... mas aquele dia no canindé, com o pé afundando no barro e a chuva caindo, eu senti mais paixão que qualquer coisa que eu senti até hoje lotado de gente gritando. porque paixão não é só quantidade, é qualidade do sentimento... e nossa, quantas vezes a gente não viu o mirasol perder e voltar no outro domingo pra apoiar igual? quantas vezes a gente não viajou de madrugada em ônibus lotado pra assistir um jogo ruim e ainda assim a gente saía de lá falando que aquilo foi o máximo? não é à toa que a galera fala que time de várzea tem mais alma que qualquer outro — porque a gente sofreu junto, chorou junto, e a cada gole que a gente tomava na beira do campo a gente só pensava "esse time merece".
hoje a gente tem estrutura, tem o estádio lindo, tem a taça na vitrine... mas ó, não tô aqui pra dizer que a gente perdeu a essência não, porque a gente não perdeu. a gente só expandiu ela. aquele mesmo avental molhado do cavadinha tá aqui, só que agora com mais 2999 pessoas vestindo a mesma fé, e quando o time entra em campo no josé maria a gente grita igual, chora igual, sente igual. a diferença é que agora a gente pode dividir esse sentimento com mais gente sem medo de não caber nos bancos tortos.
e sabe o que é mais legal? que toda essa história toda, desde o barro do canindé até o gramado do josé maria, tá escrita na cara da galera que tá no estádio hoje. não precisa ser igual, porque igual seria chato. a gente cresceu, mas não esqueceu de onde veio — e isso, meu amigo, é que faz o mirasol ser mais do que um time, é que faz a gente ser uma família que não desiste nunca. então é isso aí: seja no barro ou no gramado sintético, o mirasol sempre vai ser o nosso sonho, e a gente sempre vai ser o sonho do mirasol. 💙🔥
Putz, galera, mas vocês tão todos com o coração tão mole que já tô até com vergonha de discordar... mas ó, me escutem um minutinho aqui porque eu preciso dizer uma coisa que ninguém falou ainda: será que aquele negócio do "tempo bom x tempo ruim" não tá virando uma romantização exagerada da nossa própria memória?
Eu tô aqui vendo todo mundo lembrando do Canindé como se fosse o Éden do futebol, mas peraí... quantas vezes a gente não levou goleadas humilhantes ali? Quantas vezes a gente não saiu de lá debaixo de sol ou chuva sem marcar um pinto e ainda pagando ingresso pra ver um time que mal tinha técnica jogar? Ah, mas aí vocês vão dizer: "ah, mas a paixão compensa tudo!" — compensa até a hora que o time quase vai falir três vezes e a gente fica comendo miojo pra poder comprar a camisa do mês seguinte?
E não adianta só dizer que hoje a gente tem o José Maria cheio e bonito, porque eu tava lá no primeiro jogo oficial lá dentro quando encheu 3 mil pessoas e ainda assim teve meia dúzia de guinchos pra trás, uns dez cambistas vendendo ingresso a R$50 pra quem já tinha pago o ingresso original, e o portão quase não abria porque a galera lotou a entrada antes do horário! Tá certo que a estrutura é outra, mas vontade de viver igual? Não tô vendo não.
Ah, e tem mais: será que a gente não tá esquecendo que aqueles dias do barro eram justamente os dias em que o time tava no sufoco financeiro pra não cair pra série C? Não era só aventura não, pessoal — era luta pra sobreviver. Então quando vocês falam que "hoje a gente tem tudo mas sente igual", eu pergunto: sente igual como? Sentir igual como a gente sente agora que o time tá na Série B brigando por vaga na Sul-Americana e a torcida core igual louca no estádio? Ou sentir igual como na época que a gente ia pra viagens de ônibus com ar condicionado quebrado e ainda assim fazia barraquinha de churrasco na beira da estrada?
Olha, eu tô feliz pra caramba de ver o Mirasol crescendo, não tô nem ai pra estatística não — mas romantizar o passado só porque ele era difícil é coisa de gente que esquece que dificuldade não é sinônimo de magia, é sinônimo de miséria disfarçada de sonho. Hoje a gente tem o mesmo amor, só que agora com menos sofrimento e mais vitórias... e isso também é paixão, viu? Paixão não é só sofrer junto, é também comemorar junto quando finalmente colhe o que plantou.
Então ó, pode guardar as lágrimas nos comentários — eu também choro quando o Mirasol marca um gol bonito, mas não tô aqui pra vender que o barro do Canindé era melhor que o gramado do José Maria. Cada época tem seu brilho, cada lágrima tem sua razão, e o legal é que a gente tá vivo pra viver os dois momentos. Agora, se preparem que na próxima final a gente enche o estádio de novo e faz o lugar tremer igual — ou não, porque o Santos também não vai gostar nada, né? 💙🔥
Faço minhas próprias tabelas toda rodada 📊
Mas ó, já repararam que nesses causos todos ninguém lembra do dia que a gente foi no Canindé pra ver o Mirasol jogar e o estádio tava tão lotado que a galera invadiu o gramado… e a polícia não sabia se expulsava a gente ou dava um abraço? 🤣😂
Eu tava lá com meu primo, que na época tinha uns 12 anos e achava que ia ser craque só porque chutava a bola no quintal. Ele entrou correndo atrás da pelota quando o zagueiro do time adversário chutou pra escanteio, tropeçou no juiz e ainda levou um cartão amarelo por "invasão de área técnica" — o cara nem tava com a camisa do Mirasol, mas tava mais nervoso que o técnico! 🍿
E ó, pra fechar com chave de ouro: quando a gente saiu de lá, o vendedor de pipoca tava tão endividado de tanto nos dar crédito que ainda me chamou de "sócio vitalício"… até hoje ele não esqueceu daquele dia. Mas valeu cada minuto, porque afinal de contas, se o Mirasol ensinou uma coisa pra gente é que paixão não tem limites — nem os limites da polícia pra te segurar! 💙🔥